Em sua primeira edição fez homenagens a personalidades idosas da cidade de Alcântara
O Museu Casa Histórica de Alcântara apresenta a exposição coletiva “Memória Viva”, a qual reúne registros fotográficos de personalidades idosas do município de Alcântara. A proposta surgiu em 2018 a partir do falecimento de pessoas com profundo conhecimento cultural de Alcântara.
A proposta inicial era homenagear moradores de Alcântara em vida por meio de registro fotográfico para compor um calendário anual, mas o objetivo foi ampliado para o registro audiovisual de moradores, artistas, famílias e representantes da identidade alcantarense com fins de documentação e pesquisa. A exposição foi aberta para fotógrafos profissionais e amadores que se interessaram em participar do projeto e expor seus trabalhos.
Na noite do dia 31 de maio ocorreu a abertura da exposição, contando com a presença de visitantes, turistas e alguns dos homenageados com suas famílias. A exposição ficará disponível no auditório do MCHA para visitação até 11 de agosto. Além de prestigiar os trabalhos expostos, o público também pode participar da programação educativa da exposição com contação de histórias, rodas de conversa e o espaço interativo.
O horário de visitação é de terça à sexta-feira das 9h30 às 16h30 e aos sábados e domingos das 9h30 às 14h30. O museu está localizado próximo da Praça da Matriz – Centro, Alcântara, MA.
Para agendamentos nas atividades educativas e maiores informações deve-se entrar em contrato pelo telefone: (98) 3337-1515 ou pelo e-mail do museu: mcha@museus.gov.br.