O Museu Casa Histórica de Alcântara, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, vai disponibilizar seu acervo e duas exposições virtuais a partir do dia 18 de maio. Na data é comemorado o Dia Internacional dos Museus e o lançamento do site faz parte da programação da Semana Nacional de Museus 2020.
O acervo disponível para consulta é composto por mais de 600 itens e é um recorte dos 2077 itens inventariados que se constitui de móveis, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos de valor histórico que pertenceram à família Guimarães.
O Museu apresenta ainda uma exposição de longa duração, que aborda as atividades comerciais que funcionaram no prédio e aspectos históricos revelados a partir de móveis e objetos e a exposição temporária Memória Viva, registro fotográfico de moradores, artistas, famílias e representantes da identidade local.
A ação, parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Universidade Federal de Góias, utiliza a plataforma Tainacan e visa difundir os acervos das instituições culturais do Brasil para fins de pesquisa e divulgação do patrimônio cultural.
Acesso ao acervo: http://museucasahistoricadealcantara.acervos.museus.gov.br/acervo/
Esposição de Longa Duração: http://museucasahistoricadealcantara.acervos.museus.gov.br/exposicao-de-longa-duracao/
Exposição Temporária: http://museucasahistoricadealcantara.acervos.museus.gov.br/exposicoes-temporarias/
Memória Viva: http://museucasahistoricadealcantara.acervos.museus.gov.br/memoria-viva/
Serviço
Lançamento do Museu Virtual Casa Histórica de Alcântara – Ibram
Quando: 18 de maio de 2020
Contato: mcha@museus.gov.br