A publicação “Museu de Alcântara: do cretáceo à era espacial” tem como objetivo apresentar a nova proposta temática do museu e convidar a comunidade em geral a participar do processo de construção das novas narrativas.
Além de contribuir com tais abordagens, o público pode participar de vivências educativas e culturais por meio de atividades e recursos didáticos oferecidos. Outra possibilidade é responder o formulário de consulta pública impresso ou digital para se inserir no processo de planejamento do museu.
A publicação provoca uma reflexão sobre as pluriidentidades de Alcântara, a partir do patrimônio paleontológico, arqueológico, etnográfico, sociológico, cultural e ambiental que formam o território alcantarense.
A memória local, revelada nos elementos materiais e imateriais que se estendem da sede às áreas rurais do município, é resgatada, difundida e valorizada, a partir de uma nova perspectiva expográfica que instiga o público na criação de novos futuros e na ressignificação do passado.